segunda-feira, 13 de abril de 2009

Madeira: GNR intimidada com bomba no mar


(Militares da GNR foram ameaçados com o arremesso de uma bomba no mar, na zona de Campanário, Madeira. No local repetem-se as acções de pesca à bomba, destruindo a fauna marítima, noticia o Jornal da Madeira. A guarda fez uma acção de fiscalização na semana passada e foi alvo de acção de intimidação.

Fonte: Diário de Noticias)



Quando ocorre a explosão da carga de dinamite a onda destrutiva destrói quase tudo o que é ser vivo que esteja nas imediações, o que não morre de imediato fica a agonizar e a boiar tendo uma morte lenta e inglória.
A velocidade de difusão do som é de 1500 metros por segundo. Destrói o ouvido interno dos peixes, onde reside o sentido de equilíbrio e a sua bexiga natatória, que lhe permite controlar a profundidade.
A onda destrutiva arrasa também o fitoplacton e o zooplancton, base da alimentação de diversas espécies marinhas.
Não é novidade em água doce a pesca com dinamite ou à marretada, em água salgada é a primeira vez que leio semelhante acto terrorista, e na ausência de fiscalização os praticantes destes atentados ambientais nadam como peixe na água.

Estes terroristas ambientais devem ser combatidos com mão firme, a ganância do homem tem que ter limites e neste caso estão mais que ultrapassados.

2 comentários:

Anónimo disse...

tambem nao apoio essa pratica porem
a pesca com rede anzois tambem proporcionam uma morte agoniante ao peixe...

António Matos disse...

Toda a razão.
BOMBA o próprio nome indica tudo quando ela deflagra em terra morre a mosca a formiga a erva a pulga e o elefante, no mar é igual o seu poder devastador sobre o ambiente é horroroso.
Obrigado pelo comentário.