sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Monte Estoril: Poluição Descarga

Uma Etar (estação de tratamentos de águas residuais) que afinal não o é.

Retirado do diário Digital.

Uma descarga de águas residuais provocou uma mancha negra no mar e um cheiro "insuportável" na zona do Monte Estoril, situação já reencaminhada para as autoridades competentes, disse à Lusa fonte da Polícia Marítima de Cascais.

“É verdade que cheira mal e que o mar ficou poluído, mas não sabemos se estas situações são normais ou não e não sabemos o que se passou”, afirmou a mesma fonte.

A Polícia Marítima de Cascais recebeu o alerta da situação cerca das 19:00, deslocando-se ao local para avaliar a situação. “Confirmo que houve aqui uma descarga de água de esgotos que, neste momento, parou”, disse a mesma fonte.

O responsável garantiu ainda que a situação, ocorrida na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Monte Estoril, já foi denunciada à entidade competente, a Sanest - Saneamento da Costa do Estoril, no sentido de, disse, “tentar perceber o que se passou”.

Uma testemunha no local, Bruno Conceição – que alertou a Polícia Marítima - descreveu a situação como “uma pouca vergonha”.

“As águas de esgoto começaram a desaguar no mar descontroladamente. Nunca tinha visto uma coisa assim. É um cheiro insuportável. As pessoas que estão aqui a passar no paredão [Passeio Marítimo do Estoril] têm de tapar o nariz”, contou a testemunha à agência Lusa.

A Lusa tentou contactar o vereador do Ambiente e vice-presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, mas tal não foi possível até ao momento. 

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Luz verde ao plano para a requalificação da zona de Pedrouços


O Governo declarou hoje o “interesse público nacional” da área de Pedrouços para a realização da regata de circum-navegação “Volvo Ocean Race” no início do Verão de 2012. Toda a zona vai ser requalificada para receber a importante prova internacional.
“A realização desta regata constitui uma oportunidade para Portugal e para a cidade de Lisboa”, sublinhou, ontem, o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, João Tiago Silveira.
De acordo com o responsável, a regata de circum navegação ?Volvo Ocean Race?, que se realiza de quatro em quatro anos e tem escalas em todo o mundo, terá uma etapa que passará em finais de Maio e princípios de Junho na cidade de Lisboa.
“É uma regata que pode significar um significativo retorno económico de criação de emprego, de investimento pelo número de espectadores nacionais e internacionais que tem”, acrescentou, notando que se trata da “regata mais famosa de circum navegação mundial” que irá promover o turismo no país e tem uma “cobertura mediática mundial”.

Será também uma oportunidade para requalificar a zona de Pedrouços para permitir a sua utilização em favor do cidadão

Vou ter mesmo que esperar para ver, mas o mais certo é correrem a Pontapé  o comum cidadão daquela zona que após regata vai ser mais um feudo para condomínios fechados na antiga doca pesca a marina até já está feita para os burgueses.
Vamos todos pagar para depois serem sempre os mesmo a usufruir.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Sustentabilidade

A Sustentabilidade de uma profissão a sustentabilidade de um planeta?
Insustentável...

 



                ....  9 Toneladas de Douradas 90 MIL Euros....

Uma manhã com a Polícia Marítima - JN



Link Vídeo
Uma manhã com a Polícia Marítima - JN