sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Monte Estoril: Poluição Descarga

Uma Etar (estação de tratamentos de águas residuais) que afinal não o é.

Retirado do diário Digital.

Uma descarga de águas residuais provocou uma mancha negra no mar e um cheiro "insuportável" na zona do Monte Estoril, situação já reencaminhada para as autoridades competentes, disse à Lusa fonte da Polícia Marítima de Cascais.

“É verdade que cheira mal e que o mar ficou poluído, mas não sabemos se estas situações são normais ou não e não sabemos o que se passou”, afirmou a mesma fonte.

A Polícia Marítima de Cascais recebeu o alerta da situação cerca das 19:00, deslocando-se ao local para avaliar a situação. “Confirmo que houve aqui uma descarga de água de esgotos que, neste momento, parou”, disse a mesma fonte.

O responsável garantiu ainda que a situação, ocorrida na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Monte Estoril, já foi denunciada à entidade competente, a Sanest - Saneamento da Costa do Estoril, no sentido de, disse, “tentar perceber o que se passou”.

Uma testemunha no local, Bruno Conceição – que alertou a Polícia Marítima - descreveu a situação como “uma pouca vergonha”.

“As águas de esgoto começaram a desaguar no mar descontroladamente. Nunca tinha visto uma coisa assim. É um cheiro insuportável. As pessoas que estão aqui a passar no paredão [Passeio Marítimo do Estoril] têm de tapar o nariz”, contou a testemunha à agência Lusa.

A Lusa tentou contactar o vereador do Ambiente e vice-presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, mas tal não foi possível até ao momento. 

2 comentários:

Anónimo disse...

Descargas existem em todo o lado. É impressionante o que o ministério do ambiente ignora...em Armação de Pêra existe uma ribeira que vem de Alcantarilha onde é um sitio de desova de várias espécies piscicolas. Antigamente eram os pescadores que de vez em quando abriam a ribeira para os peixes sairem para o mar. Agora são necessárias reuniões e mais reuniões para depois chegarem á conclusão que não a podem abrir durante o verão por porem em causa a saude publica-abriram á pouco tempo, quando a água estava
bastante "podre", presume-se que agora já não causa impacto á saude publica. Que gente é esta que trabalha para o ambiente? O problema desta ribeira são as descargas de esgotos que estão á vista de todos...infelizmente as entidades parecem aprovar isto tudo. Impressionante...
Estrelinha

António Matos disse...

Esse caso que nos relata é mais um dos muitos que vão acontecendo por este País fora.
Quem lá trabalha e como trabalha não sei mas que a coisa funciona mal funciona.
Cumprimentos