domingo, 8 de abril de 2012
A páscoa pode sair cara...
O que não deixa de ser uma verdade, com conta peso e medida a tradição poderá ser o que foi até aqui.
"O que se verifica é a captura de toneladas de animais por centenas de pessoas num curto de espaço de tempo, o que provoca invariavelmente profundas perturbações no ecossistema Intertidal e torna a sua recuperação muito morosa."
Apanha Lúdica (Portaria nº 144/2009)
Definições: Apanha Lúdica é a modalidade de pesca lúdica exercida manualmente e sem a utilização de qualquer utensílio de captura.
Deveres dos praticantes: Os praticantes de pesca lúdica devem respeitar as restrições biológicas fixadas na legislação em vigor para a pesca comercial.
Proibição de captura: É proibida a captura de moluscos cujo tamanho seja inferior ao tamanho mínimo fixado na legislação em vigor para a pesca comercial (ver capitulo seguinte).
Limites à captura diária: O peso da captura diária de crustáceos e outros organismos marinhos (animais) distintos de peixes e cefalópodes (caso dos moluscos bivalves) não pode, no seu conjunto, exceder os 2 Kg, não sendo contabilizado para o efeito o exemplar de maior peso, com excepção dos perceves, cujo peso máximo é de 0,5 Kg.
Licença: O exercício da pesca lúdica, com excepção da apanha lúdica, está sujeito a licença, individual e intransmissível, a emitir pela DGPA, mediante o pagamento da respectiva taxa.
Tamanho Mínimo de Captura: O tamanho mínimo de captura é de 5 cm. Esta dimensão corresponde à dimensão da valva esquerda medida no seu eixo menor (Portaria nº 27/2001, de 15 de Janeiro).
Este tamanho é atingido entre 12 a 16 meses (dependendo do local e da temperatura da água) permitindo a reprodução dos animais antes da colheita, inviabilizando desta forma riscos de colapsos de produção."
texto "..." retirado de
http://www.cascaisatlantico.org
Cumprimentos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário