terça-feira, 19 de maio de 2009

Green Peace chumba Supermercados em Portugal


A maioria das grandes cadeias de supermercados continua a chumbar na análise da Greenpeace a uma política sustentável de venda de peixe. Das quatro cadeias analisadas, apenas uma tem um comportamento satisfatório. Todas as outras continuam negativas.
Os ambientalistas da Greenpeace voltaram a rastrear o peixe que é vendido nas grandes lojas e a maioria continua a não levar em conta as espécies mais mais ameaçadas, mas ainda assim houve uma alteração com sinal positivo.
Beatriz Carvalho, responsável pela campanha Mercados para Peixe Sustentável em Portugal, contaque a Sonae registou avanços e o Lidl confirma a tendência positiva da primeira análise.
«O Lidl continua em primeiro lugar no ranking» e a «Sonae deu o maior salto comparado com todos os outros. No último ranking estava em último lugar e neste já configura em segundo», diz Beatriz Carvalho.
Por outro lado, os grupos Auchan, Jerónimo Martins e Mosqueteiros continuam sem resultados satisfatórios, como explica a responsável da campanha da Greenpeace.
«As três outras cadeias do nosso ranking ainda não estão a perceber a importância da questão sobre o peixe que estão a vender e estão a ignorar o pedido, tanto da Greenpeace como de milhares de portugueses».
Beatriz Carvalho acredita ainda que os consumidores estão cada vez mais informados e exigentes, no entanto, cabe aos supermercados garantir que os peixes provêm de captura legal e sustentável, o que nem sempre acontece.
A Greenpeace diz que «um relatório da Comissão Europeia já divulgou que 20 por cento do peixe consumido na União Europeia é proveniente da pesca ilegal».
Portugal não foge à regra. Por falta de controlo não há forma de garantir que o peixe que chega aos mercados portugueses não é ilegal.

Fonte:http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/interior.aspx?content_id=1237217


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