segunda-feira, 16 de novembro de 2009

DIA DO MAR 16 de Novembro






A zona Económica exclusiva Portuguesa tem uma dimensão 18 vezes superior à área terrestre de Portugal.
Pela nossa Zona exclusiva passa 30% do transporte de crude mundial o que coloca Portugal como um País de alto risco para ocorrência de ACIDENTES AMBIENTAIS.


                20 Maiores derrames de petroleiros desde 1967

   Posição     Navio            Ano          Local          País       crude perdido
      10         Urquiola        1976       Corunha,    Espanha        100.000
      13     Jakob Maersk   1975          Porto       Portugal          88.000
      16        Aegean Sea    1992        Corunha,   Espanha          74.000
      20        Prestige          2002         Galiza,      Espanha          63.000


Uma realidade em que nos podemos deparar, sem aviso prévio e com elevadas perdas. Assim como descargas feitas em alto mar, ilhas de lixo flutuantes ao sabor das correntes, um sem fim de acidentes e atentados a sobrepesca e a pesca insustentável  é uma realidade com que os Oceanos lidam diáriamente.

Quem o protege?

2 comentários:

Pedro Galante disse...

És uma máquina :) Não deixas passar nada :) bem me lembrei de postar qualquer coisa sobre este dia no meu espaço, mas não tive grande hipótese!
Infelizmente, é triste quando olhamos para estes números, sem esquecer um acidente gravíssimo que aconteceu no EUA (não me lembro nem ano nem local). Os SENHORES da terra têm que ser mais activos e urgentes, em proteger de uma forma global (nem só o mar), este "maravilhoso" planeta em que vivemos. Nós, vamos fazendo o que podemos... Mas muito tem que ser feito!
Muito bom este teu post!


Grande abraço

Pedro

António Matos disse...

:) Olá Pedro gosto de Partilhar de dar a conhecer e sou bastante curioso e gosto que partilhem obrigado pelo teu comentário.

O acidente que falas dev ter sido o acidente no Alasca em 1989 com o navio Axxon Valdez que derramou 40.000 toneladas de crude e não figura nesta pequena lista que apresento mas as suas consequências foram um dos maiores desastres ambientais que temos memória.

Quando era miúdo lembro-me de ver o derrame que houve em Sines e vi bem o que aconteceu a uma costa que eu adoro, e gostaria de não voltar a ver imagens dessas, resta-nos que os homens de barro esses senhores da terra serem mais activos e nós mais informados.
abraço amigo