quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Janeiro 1º de 2010

Após estar 2 meses sem pescar por falta de tempo ou por o tempo não ajudar lá chegou o dia de estrear o ano nas lides piscatórias.
 No dia antes preparei o material desta vez não fui em modas e peguei na minha cana de corrico que já estava a ganhar pó artilhei-a com um carreto a condizer umas quantas amostras para o saco e uma noite de sono que o dia ia ser longo.

Pesca combinada como já vem sendo hábito com o Sérgio, Bruno e Pedro a coisa prometia tempo enublado ondulação quanto baste e  muita fome de pesca.
 Uns quantos lançamentos a puxar pelo cabedal, bóia de 100g  civelix de 16 na ponta da linha, cana vergada companheiros com um sorriso de orelha a orelha  e  um belo peixe que melhor podia desejar naquele momento.
Feita a festa tirada a foto da praxe demos por encerrada a pescaria estava na hora de ir ver se nos davam almoço.
Obrigado Sérgio(Sargolini),Bruno(spinphaa),Pedro(Tasko)
Um abraço

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Mais uma acção de Fiscalização na Figueira da Foz



"O Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz desenvolveu, durante o período de 4 a 5 de Fevereiro, uma operação de fiscalização e combate à pesca ilegal, nos portos de pesca da Figueira da Foz e Nazaré e nos Rios Mondego, Liz e Alcoa.

Nesta operação foram detectadas as seguintes situações:
No porto de Pesca da Nazaré foi detectado um indivíduo a transportar pescada com tamanho entre os 12 e os 20 centímetros, quando o tamanho mínimo para a sua captura é de 27 centímetros.
Foram-lhe apreendidos 200 quilos de pescada com o valor presumível de € 2.000,00 que foi doado a Instituições de solidariedade social.
Na mesma localidade foi detectado um indivíduo na pesca ilegal de meixão, tendo sido identificado e constituído arguido. O pescado foi de imediato devolvido ao rio.
Pelas 21:30 horas do dia 4, na foz do Rio Mondego, foi encontrado um indivíduo a sair da água, equipado com fato de mergulho, com 90 quilos de amêijoa macho e rainha, a qual, depois de pesada, foi devolvida ao rio.
Na madrugada do dia 5, nas margens do Rio Mondego, junto a Vila Verde, foram detectados vários indivíduos a pescarem meixão que tentaram fugir assim que se aperceberam da presença dos militares.
O pescado foi devolvido ao rio.
Estiveram envolvidos 24 militares."



Fonte: Guarda Nacional Republicana

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Sargo (in) defeso



INDEFESO, se o Sargo falasse talvez seria este o adjectivo por ele utilizado para descrever a sua sustentabilidade.

Indefeso gritaria ela para com quem cozinhou esta portaria, como ousam chamar defeso a este período de 2 meses?
Estou em defeso para os pescadores lúdicos, como é que alguém com bases científicas deu um parecer favorável a este defeso carnavalesco.

Defeso para os pescadores de cana, assim continuo eu indefeso para os profissionais, continuo a ser vendido  abaixo da medida mínima principalmente nos meses de verão quando os turistas aumentam, continuo a não passar pela lota.

Se me quiserem ouvir, eu que sou um jovem sargo, que gostaria de deixar descendência, não peço muito.
*-Aumentem o meu tamanho mínimo de captura.
*-Fiscalizem (mais) todas as actividades que estão envolvidas na minha comercialização.

Se estas singelas medidas falharem  peço Defeso, mas não este que me deixa INDEFESO.

Abraço está na hora de dar à barbatana.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Autoridades no terreno contra a Pesca Furtiva na Arrábida







Ao que parece as autoridades acordaram para este problema, mais uma acção de fiscalização na zona de reserva, para não variar mais uns quantos pescadores furtivos.

passo a citar,

 O Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente de Setúbal e a Equipa Marítima do Parque Natural da Arrábida realizaram, na manhã do dia 30, no Parque Marinho Professor Luiz Saldanha, uma fiscalização à pesca lúdica.


A operação compreendeu as áreas entre o Portinho da Arrábida e o Cabo Espichel, em zonas de pesca proibida, tendo sido identificados 11 pescadores em infracção.
Apreenderam 11 canas de pesca, uma faca, sete quilos de percebes, oito sargos, seis bodiões e dois verdugos.

Os autos de contra ordenação e o material apreendido foram entregues na capitania do Porto de Setúbal e os peixes doados a uma instituição de solidariedade social.

Que continuem estas acções aos lúdicos furtivos e aos profissionais.