sexta-feira, 29 de maio de 2009

Acção de limpeza do fundo do mar em Cascais


Projectmar promove acção de limpeza do fundo do mar junto à costa de Cascais numa iniciativa que se pretende que sensibilize a população para a problemática da poluição do fundo marinho e para a necessidade de proceder à reciclagem em geral.

No dia 30 de Maio decorrerá uma mega-acção de limpeza do fundo do mar na Praia dos Pescadores, uma iniciativa sem precedentes em Portugal e das maiores realizadas na Europa. Nela participarão 120 mergulhadores e uma grua para remoção dos resíduos de maiores dimensões. As peças de pequeno porte serão colocadas num ecoponto disponibilizado pela EMAC – Empresa Municipal de Cascais e Trotalixo e todos os resíduos serão encaminhados para reciclagem pela Sociedade Ponto Verde, que é parceira no projecto.

Trata-se da quarta acção de mergulho de recolha de resíduos no âmbito do “Projectmar”, a segunda a ter lugar em 2009, tendo sido já removidas duas toneladas de resíduos, maioritariamente vidro, plástico, metal e material indiferenciado.

A acção subaquática vai ser emitida num grande ecrã colocado no local com o objectivo de alertar a população para a problemática. Luís Veiga Martins, Director Geral da Sociedade Ponto Verde afirma “Portugal é um país que deve muito ao Mar. Está na hora de cuidarmos da nossa costa, limpar o nosso Oceano e servir de exemplo a todos os outros países. Contribuindo para a limpeza do nosso mar, estamos também a sensibilizar toda a população para que nos façam chegar os resíduos de embalagens para que os possamos reciclar”.

(fonte: comunicado de imprensa da Sociedade Ponto Verde)

0 comentários: