quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Portugal contra alteração das redes de pesca proposta por Bruxelas



Um porta-voz do Ministério da Agricultura e Pescas afirmou hoje à agência Lusa que medidas dessa natureza requerem a realização prévia "de um estudo sobre o respectivo impacto económico e social, o que não aconteceu".
O documento proposto pela Comissão prevê a substituição das redes actualmente em uso por outras de malha mais larga e o aumento dos tamanhos mínimos dos peixes capturados.

Fonte: RTP notícias


Qualquer dia nem com rede das meias das senhoras se vai conseguir apanhar peixe,  e  ai sim iremos ter problemas económicos e sociais bastante mais graves.

Resolvam os problemas dos homens do mar não o adiem, as medidas que não sejam tomadas hoje, vão ser tomadas amanhã e ai ... vai ser tarde demais.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

DIA DO MAR 16 de Novembro






A zona Económica exclusiva Portuguesa tem uma dimensão 18 vezes superior à área terrestre de Portugal.
Pela nossa Zona exclusiva passa 30% do transporte de crude mundial o que coloca Portugal como um País de alto risco para ocorrência de ACIDENTES AMBIENTAIS.


                20 Maiores derrames de petroleiros desde 1967

   Posição     Navio            Ano          Local          País       crude perdido
      10         Urquiola        1976       Corunha,    Espanha        100.000
      13     Jakob Maersk   1975          Porto       Portugal          88.000
      16        Aegean Sea    1992        Corunha,   Espanha          74.000
      20        Prestige          2002         Galiza,      Espanha          63.000


Uma realidade em que nos podemos deparar, sem aviso prévio e com elevadas perdas. Assim como descargas feitas em alto mar, ilhas de lixo flutuantes ao sabor das correntes, um sem fim de acidentes e atentados a sobrepesca e a pesca insustentável  é uma realidade com que os Oceanos lidam diáriamente.

Quem o protege?

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Para mais tarde recordar.....5500




Uma pesca que esteve para não ser por diversos motivos, mas acabou por ser um dia para mais tarde recordar, como assim? :)

Sábado, eu, o Sérgio e o Bruno fomos matar o vício aos achigans. No regresso a casa, paragem na loja de pesca para ver as novidades, conversa puxa conversa sobre amostras que apanham peixe e amostras gradeiras veio parar à minha mão uma amostra com umas cores de encher o olho, só tinha um mal ...era gradeira. O meu obrigado a quem naquele dia me fez olhar para ela!

Domingo ia ser dia de descanso já que os meu companheiros tinham combinado uma pesca à bóia e teria que ser de manhã, como eu tinha afazeres só me restava aguardar pela próxima semana. Uma semana sem ir à pesca e um domingo com um tempo nublado e calorento a ameaçar chuva. Voltas e mais voltas em casa e a segunda feira cada vez mais perto. Não pode ser! Tenho que ir atirar uns plásticos para dentro de água enquanto não cai a noite. Arrumo o material e olho para uma canita que tenho de spinning com 2.70, a velhinha exalty lure, que já não via o mar há mais de um ano. Vou te levar a passear, pensei eu, material no carro, estrada com ele que se faz tarde.

Chegado ao pesqueiro as condições eram as previstas: pouco vento, céu nublado, mar que tinha mexido bastante no sábado. Começo a montar o material e... o único azar do dia, telemóvel caiu para dentro de água a uma profundidade considerável que não me permitiu recuperá-lo. Tenho a pesca estragada, pensei eu entre lançamentos sempre a pensar na treta do telemóvel e nos contactos que tinha perdido :( .

Farto de lançar, decido dar oportunidade à gradeira do dia anterior novinha, acabadinha de sair da caixa, e ao terceiro lançamento para dentro de um caneiro levo uma pancada forte, seguida de uma correria louca, o drag cantava e a canita quase que arrebentava. Tenho peixe grande na certa, mais umas investidas valentes e eu pensava em tudo, no nó se estaria bem feito no destorcedor que não era o meu preferido e na velha canita. A saltitar de pedra em pedra lá levei o Robalo até uma zona de areia, entrei um pouco dentro de água mão na boca e já está!

Que alegria! Depois de tantos dias a tentar enganar um dos grandes finalmente sinto-lhe o sabor, mas estou só sem telemóvel, sem amigos para partilhar esta  alegria. A pesca fica terminada só pensava em partilhar este momento com alguém. De regresso, entro em casa como se o Benfica tivesse acabado de se sagrar campeão, festejo com a minha cara metade o feito e peço-lhe que me tire umas fotografias perto de casa mas com o mar como pano de fundo, para mais tarde recordar e  partilhar com os amigos.



Peso- 5.500Kg
Comprimento- 75cm